sexta-feira, 12 de junho de 2015

Os perigos que desconhecemos sobre o lixo




Este post que hoje escrevo é um desabafo pessoal um pouco diferente daqueles conselhos que todos nós já sabemos (e não cumprimos) sobre o lixo…
Eu sou da geração que levou uma ensaboadela enorme acerca do assunto, lixo, reciclagem, ecopontos, etc. Geração essa, a quem foi confiada a mudança do mundo - de um “mundo imundo” para um “mundo sustentável”.
“Mais um trabalho sobre reciclagem e lixo? Que seca…” mas assim foi e acredito que tenhamos aprendido mais que nas gerações anteriores.

Quando me mudei para esta casa, fazia reciclagem, claro. E fazer reciclagem sem um caixote daqueles todos XPTO é aborrecido. Colocava os produtos para recilcar num saco a parte e depois ia de saquinhos para os ecopontos e fazia a difícil tarefa do Jervásio. Nunca conseguido ser tão rápida como ele -_-“
Depois os senhores da câmara retiraram os ecopontos da rua e fiquei muito zangada. Por esse motivo deixei de fazer reciclagem. Admito que estou a ser muito porca, mas considero uma mudança de conduta quando mudar de casa.

Mas o assunto é outro. Hoje venho, apelar especificamente aos senhores condutores que deitam lixo na estrada. É que além de ser feio, desagradável e sujo, já me aconteceu DEZENAS DE VEZES, ter de recorrer a uma travagem brusca ou a uma guinada no volante para me desviar do lixo que era só lixo, mas que me parece sempre um animal!
Indigna-me profundamente estar a arriscar-me a ter um acidente por causa de lixo (que na estrada parecem animais).


Senhores condutores poluentes, já basta andarem a queimar oxigénio e a emanar dióxido de carbono com as vossas viaturas, por isso não deitem fumo pela janela ou da próxima vez que pensarem em fazer, lembrem-se que a vossa atitude inconsequente pode originar um acidente. (Para além de todos os outros fatores que já conhecemos)!

Sem comentários:

Enviar um comentário