quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Curiosidades Domésticas

8. 


PASSAR A FERRO

No outro dia, encontrei uma receita para burrifar a roupa!
Normalmente usava simplesmente água para a roupa se tornar mais fácil de passar. Já tinha pensado muitas vezes se valeria a pena comprar água destilada perfumada para o efeito... 
Mas decidi sempre não optar por esse luxo.
Ora, navegando pela internet encontrei uma receita para tornar mais fácil a passagem, tudo com produtos que temos em casa. 
Precisa de:
 - Um borrifador vazio;
- Amaciador da roupa - eu uso o do Pingo doce e até agora é o melhor que já experimentei;
- Ácool etíclico.

Preparação:
 - Encha mais de metade do borridafor com àgua;
 - No restante espaço que sobrar, a olho divida em dois e coloque o amaciador da roupa;
- E a seguir acrescente o álcool.
- Depois convém ficar uma semana a atuar, mas eu não deixei tantos dias.

Gostei, deixa a roupa um pouco mais macia e um cheirinho agradável :)






7. 


LISTA DE COMPRAS


Hoje decidi partilhar convosco a forma como me organizo para fazer as compras porque me deparei com uma falha no meu inventário. Sim, eu tenho um inventário.
Quando a responsabilidade das compras me caiu nas costas, achei que, sempre que fosse às compras me iria esquecer sempre de alguma coisa, então, achei que se tivesse uma espécie de "guião orientador", o esquecimento iria ser menor.

Então, fiz uma lista (o tal inventário), que tem práticamente tudo aquilo que acho que devemos ter em casa ou que não necessitamos necessariamente de ter sempre, mas é bom de vez enquando passar os olhos por certos produtos para nos ajudar também a variar a nível dos pratos.

O inventário tem 5 secções diferentes: 
- Produtos Alimentares;
- Produtos Naturais;
- Artigos de casa-de-banho;
- Protudos de limpeza;
- Artigos de cozinha;

E agora vai ter + uma secção chamada " Produtos do Kiko".

Antes de fazer a lista de compras, penso mais ou menos naquilo que vou cozinhar essa semana e caso haja algum prato mais elaborado, vou verificar a receita para garantir que tenho ou não me esqueço de comprar todos os ingredientes.

Tenho o inventário no frigorífico e outro na carteira. Na altura de fazer a lista, pego num papelinho que costumo ter também na carteira e no frigorífico e começo então a ler os produtos um a um. Alguns sei de cor que já não tenho ou estão a acabar e outros que não tenho a certeza, vou verificar (isto, se tiver em casa).

Depois vou escrevendo, no papelinho e esse mesmo levo-o para as compras. Com sacos (no caso do Pingo Doce e Lidl que se pagam) e uma chapinha para o carrinho de compras, que costumo ter geralmente no carro.

Isto é a lateral do meu frigorífico, até lhe chamo "o meu escritório". Tenho o inventário em cima, com as listinhas em branco em baixo prontas para escrever.
Depois tenho do lado esquerdo um bloco com "things to do around the house" onde vou escrevendo coisas que tenho de fazer e que quero comprar (mas não se trata das compras de supermercado). E o outro bloco do lado direito ponho coisas variadas. Por exemplo numa das páginas tenho o tempo de cozedura de alguns alimentos na máquina de cozer a vapor :)


Espero que gostem da sugestão!



6. 



POUPAR


Aqui vai uma dica de poupança... Comecei a fazer isto há uns anos com os tubos de tinta acrílica e era incrivel que, muitas vezes, um tubo que supostamente estava vazio ainda tinha tinta suficiente para continuar a pintar e por vezes até terminar um trabalho.





Depois das tintas (que na altura eram de marca e não eram chinesices) comecei a fazê-lo com outros produtos que supostamente tinham acabado como pastas de dentes, cremes, gel e depois até com produtos alimentares como molhos.



Parece sovinice, mas assim se poupa e só não corto quando a embalagem não permite.



Para o fazerem basta uma tesoura boazinha. Espalmam a embalagem e dão-lhe um golpe, a partir desse golpe, começam a cortar a toda a volta.




Gostaram da ideia?





5. 



ARRUMAÇÕES


Viver a dois é sinónimo de gestão e organização. Não é muito fácil sair duma casa em que tinha um roupeiro de três portas só para mim e vir para uma onde tenho um de duas portas para dividir com outra pessoa.



Como também não se pode ter logo tudo, porque há sempre outras prioridades, temos que pensar em soluções criativas...



Mostro-vos aquilo que fiz no meu roupeiro. Podia ter pensado em algo mais forte ou prateleiras na própria estrutura do roupeiro, mas como estou numa casa alugado, penso que não faz sentido investir nalgo que depois não posso trazer quando um dia me mudar.



Então, comprei essas gavetas de plástico, que além de caberem na perfeição, é algo que um dia mais tarde posso levar comigo e se não precisar para arrumar roupa, serve para arrumar outras coisas.
Na porta do lado esquerdo coloquei um cabide que se encaixa na parte de cima da porta para colocar as malas.
Na porta do lado direito pus alguns pregos onde coloquei cabides e neles pus cachecóis e echarpes.

Ainda não tenho o problema da arrumação totalmente resolvido, mas já está muito melhor. Trnho ali um pack que só tem três gavetas. Penso comprar um de quatro para ali e colocar o de três noutro sítio só com toalhas. 

Identifiquei as gavetas com o seu conteúdo, para não haver desculpas para enganos...


Quanto aos sapatos tenho-os (de verão) naquela caixa de pano branca que sinceramente não gosto nada. É pouco prática. Mas ainda vou ter de pensar numa solução para os sapatos.

Espero sugestões e que as minhas vos ajudem :)



4. 


SAIR DA CASCA 2

Este post, surgiu devido a um pedido de uma querida amiga que se vai juntar com o namorado. Pediu-me algumas informações e dicas para iniciar esta nova e importante fase da vida numa casa alugada e como também me juntei há pouco mais de um ano, ainda me lembro de alguns pormenores.

Como já referi, este é um importante passo que vão dar, quer seja sozinhos, com amigos ou em casal, devem estar bem conscientes, que o "salto para a liberdade" é mais teórico do que prático e devem sentir que estão preparados para assumir novas responsabilidades e enfrentar diferentes decisões.

Quando estiverem certos da casa que querem alugar, devem ter em conta que:
- por norma têm de dar duas ou mais mensalidades como caução, dependendo das condições exigidas;
- tenham a certeza que o vosso senhorio vos está a fazer um contrato legal;
- exijam recibos mensais;
- leiam todas as condições e alíneas presentes no contrato antes de o assinarem e em caso de dúvida, esclareçam-na.

Após contrato assinado, podem passar para as seguintes tarefas - para poderem ativar os serviços essenciais, necessitam de comprovar que estão a residir na morada onde fica a casa, daí que o contrato seja muito importante:
- Contrato com a companhia das àguas da zona - normalmente paga-se para mandar abrir, o montante varia de zona para zona, na minha foram 60€ para vir cá um homem abrir uma torneira...;
- Contrato com a EDP ou outra - este serviço é gratuíto;
- Com o gás não sei porque uso bilha. Optámos por bilha porque na altura chegámos à conclusão que ficaria mais económico;
- Serviço de televisão, internet e telefone - tentem negociar com as operadoras, porque dado a concorrência, podem obter um bom preço.

Para que tudo funcione bem, convém que todos estes contratos estejam devidamente organizados e arrumados, eu fiz da seguinte forma:

a) Comprei um dossier - que foi apelidado de "Casa"
b) Comprei separadores e identifiquei-os com:
     - Contrato
     - Recibos
     - Água - tem o contrato e as faturas
     - EDP - tem o contrato e as faturas
     - Gás - tem os recibos de compra para controle de gastos
     - Zon - tem o "contrato" e as faturas
     - Faturas - algumas compras que fui guardando para controle de gastos
     - Garantias - para não perder garantias de eletrodomésticos e pequenos eletrodomésticos 
     - Outros
c) Comprei uma pequena caixa para manuais de instruções dos eletrodomésticos

Desta forma tenho tudo o que é "importante" sempre, mais ou menos organizado.
Quando recebo as faturas para pagar, coloco-as num cesto que tenho na sala. Depois de as pagar, escrevo na própria fatura "pago" e aí arrumo-a no dossier.

O início de vida não é de todo um mar de rosas... Aliás, é uma fase complicada, mas sem dúvida muito gira! Surgem sempre despesas que não estavam a contar, ou coisas que não sabem resolver (de imediato), mas é tudo uma aprendizagem.

Quando nos juntámos, decidi fazer um "Chá de Panela", que ficará para um próximo post para vos inspirar.

Desejo-vos muita paciência e sorte!!


Sem comentários:

Enviar um comentário