sábado, 29 de março de 2014

CURRIQUEIRICES 

Hoje apeteceu-me escrever sobre um tema que não encaixa em nenhum dos anteriores e como tal, criei um novo tema, que tratará de curriqueirices - coisas banais, de conteúdo pouco interessante, mas que apesar disso, nos fazem pensar muito (na falta de coisas interessantes).

6. 
Coisas que não deves publicar no Facebook
Pela sanidade mental dos teus amigos virtuais!



1. Posts sobre acontecimentos no teu local de trabalho (a não ser que pretendas ser despedido em breve). Já ouviste falar sobre ética profissional?

2. Fotografias que possam comprometer a tua família ou amigos. Que tires uma foto com o teu pai de camisola de alças de rede, a tua mãe de bata, o teu irmão de pijama e a tua avó sem dentadura já e suficiente mau, mas tolerável para uso caseiro. Agora se publicas coisas do género no Facebook, talvez tenhas descoberto à pouco tempo que foste adoptado…?!?!?

3. Publicares uma foto tua e tu próprio(a) colocares que estás feio(a) ou gordo(a). Se essa é realmente a tua opinião da foto não a publiques. Ou a misericórdia dos outros serve para te levantar o ego??

4. É bastante deprimente o tipo de publicações em que mostras a tua tristeza ao mundo mas é completamente intolerável publicações em que dizes que a tua vida não faz mais sentido e te queres suicidar. Toda a gente ficou a saber que mudaste de “relação séria” para “é complicado” e isso não te dará grande credibilidade. Mas se queres mesmo por um termo à vida, força não percas tempo agora por favor, faz o que tiveres a fazer e deixa-te de melodramas, não chateies os outros… Há outras formas (mais inteligentes) de chamar atenção, mas o melhor mesmo é consultares um psiquiatra.

5. Fizeste alguma promessa para teres de publicar uma foto todos os dias durante um ano? É que se não fizeste para imediatamente com isso!!! Ninguém quer saber o que foi o teu jantar nem a cor das tuas peúgas à hora da novela.

6. Tu acreditas mesmo que se partilhares uma imagem com um pote de ouro vai fazer com que ganhes o Euromilhões? Ou que por partilhares a foto de uma criança doente lhe vão ser doados cêntimos?? Manca-te de uma vez por todas!!!

7. Post com a foto da pulseirinha do hospital… a sério? Qual é a ideia? Preciso de uma explicação bem fundamentada porque eu sozinha, não atinja o objectivo! Se querem partilhar com o mundo que estão doentes, acho de muito mau gosto porem a pulseirinhas no face e deixarem a malta a pensar e algumas pessoas até preocupadas… mas já cheguei à conclusão que se fosse mesmo grave não teriam tempo / capacidade de o fazer!

8. Atenção às fotos com o(a) namorado(a) novo(a)! Ficamos todos muito felizes em saber que encontraste a tua alma gémea, porém não estamos interessados em conhecer detalhadamente a língua e o céu da boca do(a) feliz contemplado(a) e muito menos temos curiosidade em saber como ele(a) é ao acordar junto a ti e que usa pijama aos ursinhos.

9. Pões fotos diariamente no facebook?? Sim?? É que não se nota nada, repara bem, sempre a mesma pose e a sempre a mesma duckface!? Why? Varia um bocadinho se não ninguém dá por isso! Ah e ninguém está interessado em saber se estás ou não com maquilhagem, não tentes desculpar-te!


10. Pára com os convites para joguinhos! Ou pensas que a malta tem a tua vida?


Alguém acrescenta mais coisas à lista??


5. 

Betos, Xungas, Dreads e Normais.


Nos meus  tempos de preparatória todos os miúdos tinham de ter um rótulo que caracterizava a sua maneira de vestir e estar.
Esta experiência era muito complicada, pois os estilos eram bem marcados mas havia os que como eu não sabiam bem o que eram.
Na minha altura o beto, era aquela pessoa que vestia uma calça de sarja (ou simplesmente de cor bege), camisa ou polo (que não fosse Lacoste), um pullouver por cima dos ombros e sapatos de vela. E as betas também, com a diferença que podiam usar por vezes calças de ganga de marca (claro). Eram normalmente de classe social média alta ou alta ou então fingiam que eram. Iam no carro dos pais para a escola, porque os autocarros continham todo o tipo de gente e usavam o cabelo grande (que parecia um capacete). Eram forçosamente bons alunos e evitavam contacto com outros estilos.
Ouviam musica Pop e os mais ousados Rock ou Regea. Fumavam cigarros às escondidas porque dava estilo e passavam a maior parte do tempo a criticar a forma “abominável com que os outros iam vestidos para a escola”
O Xunga era o típico gajo que fazia do fato-treino, seu traje. Normalmente acompanhavam o fato de treino com um pequeno cap, óculos escuros espelhados da Arnette (tipo ciclista), bolsa da Lacoste (ou versão lagosta da feira) e brincos de ouro, piercings na zona da face (sobrolho, língua ou nos meandros da boca) e vários acessórios de ouro, como relógios, pulseiras e cordões de por ao pescoço.
As xungas, normalmente não usavam fato treino completo, mas sempre um ou outro apontamento desportivo mesmo que nunca fizessem desporto e fossem gordas como cachalotes. Rabo de cavalo bem repuxado na nuca mas ligeiramente de lado e com elásticos grossos ou trancinhas coladas à cabeça e igualmente piercings e argolas bem grandes (preferencialmente de ouro amarelo).
Ambos calçavam Airmax.
Normalmente os xungas, aos 18 anos frequentavam o 6º ano e eram apelidados de bolicaos porque apesar de serem brancos que nem lixivia teimavam em falar crioulo.
Foram os primeiros consumidores de Rap em Portugal mas não eram propriamente românticos no que tocava a andar a porrada. Foi com o EMINEM que se criou a grande geração Bolicao.
Ainda em relação aos xungas, consta que o facto de usarem uma perna com a calça para cima e a outra não, tinha a ver com o facto de não quererem sujar a calça com a corrente da bicicleta. (Embora a maioria deles não soubesse o porquê de o fazerem!)
Agora vamos aos Dreads. Dreads era simplesmente os maiores consumidores da Fubu. Usavam calças tão largas que mesmo que calçassem o 47 nunca conseguíamos ver os pés deles. Os bonés eram diferentes do dos xungas, pois o dos dreads eram bastante maiores. Também usavam alguns acessórios, mas em vez de ouro amarelo, utilizavam prata ou ouro branco. Foram os primeiros consumidores dos Vans, que mais tarde acabaram por ser brutalmente consumidos pelos Betos.
As dreads, usavam exactamente o mesmo estilo de roupa, mas com tops justos. Cabelo normalmente apanhado em rabo de cavalo ou então desgrenhado propositavamente para dar um ar rockeiro.
Normalmente dreads machos e fêmeas usavam tons de roupa escuro.
Os dreads ouviam música Rock, Metal e coisas da pesada que faziam doer a cabeça. Eram legalize e fumavam ganzas ou algo parecido.

Finalmente o grupo dos "Normais" que eram aqueles que como eu, não sabiam a que "grupo de estilo" pertenciam ou simplesmente não queriam pertencer a nenhum...




4.


CONTINUAÇÃO - DOS MEUS BRINQUEDOS

Seguem as presentes imagens para vos ilucidar do aspeto do Beicinhas e da Pompitas... Penso que são os únicos que ainda perduram, apesar da mágoa :p





Agora sim, podem imaginar a minha cara quando desembrulhei o Beicinhas...





3.  


NÃO FIQUEM TRISTINHOS... VÁ LÁ! 


Aquilo que peço aos portugueses hoje parece uma missão impossível... Mas acreditem portugueses, não é por termos saído do mundial hoje que devemos ficar tristinhos...
Tristinhos ficámos nós em 2004 quando perdemos o Euro por uma unha negra e ainda por cima, mais tarde (ao que consta), emprestámos dinheiro aos gregos...

Mas hoje pretendo alegrar todos os portugueses, pois apesar do futebol, do verão bipolar e da crise ainda temos motivos para sorrir! :D

Serve a presente lista para vos ilucidar ou relembrar todos os acontecimentos memoráveis que este país no corrente ano já foi bem sucedido:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/atletas-portugueses-medalhados-em-lille

http://www.taekwondoportugal.pt/joana-cunha-medalhada-open-de-espanha/

http://expresso.sapo.pt/portugues-de-17-anos-impressiona-no-ballet-internacional=f791977

http://www.redbull.pt/cs/Satellite/pt_PT/Profile/In%C3%AAs-Correia-021243233084024

http://www.presidencia.pt/?idc=18&idi=53115

http://www.publico.pt/desporto/noticia/ginasta-filipa-martins-vence-medalha-de-ouro-na-taca-do-mundo-1638324

http://guppy.pt/blog/campeonato-europeu-trampolins-2014-guimaraes/

http://desporto.sapo.pt/mais_modalidades/artigo/2014/01/26/portugal-conquista-as-duas-medalhas-de-ouro-no-voleibol-de-praia

http://noticiascanoagem.wordpress.com/2014/06/01/canoagem-portuguesa-conquista-6-medalhas-na-regata-internacional-de-piestany-eslovaquia/

http://artesmarciaisalbufeira.com/main/downloads/mundial2014.pdf

http://www.lusoamericano.com/?p=5150

(Judoca Joana Diogo - imagem retirada da internet)

Depois de lerem estas notícias, que acredito que muitos (como eu) andem a leste, espero que estejam mais contentinhos. Porque além dos grandes feitos no desporto (não está aqui tudo certamente), somos ótimos noutras coisas: vinhos, azeite, calçado (em que também já fomos premiados), temos excelentes profissionais, cientistas, músicos, atores, artistas plásticos, enfim... Somos "muita" bons em tantas coisas e nem sabíamos disso!



2. 


OS MEUS BRINQUEDOS

Parece um tema estúpido e realmente é. Já não tenho propriamente idade para brincar ou falar de brinquedos. Mas eu sou uma daquelas pessoas que deu muito uso aos brinquedos pois nasci em 89 e nessa altura era normal as crianças brincarem.
Nunca fui muito de televisão, ainda hoje sou assim. Se estiver entretida e principalmente a fazer algo que gosto posso passar um dia inteirinho em casa e nem me lembro de ligar a televisão.
Prefiro rádio do que televisão, pois posso estar a fazer qualquer tarefa enquanto oiço rádio. Ver televisão, no meu caso, só útil enquanto passO a ferro :p. 
Mas vim para escrever sobre brinquedos e brincadeiras.
Eu tinha 4 tipos de brinquedos: Barbies, Pinipons, Pollypockets e os outros! 

Quando brincava às Barbies havia o seguinte procedimento:
a) Montar o cenário - eu tinha várias mobílias da Barbie mas não tinha casa, ou seja, sempre que queria brincar, tinha de montar uma espécie de casa em que o próprio mobiliário delimitava cada assoalhada...
b) Escolher as personagens - Quem é quem? E como vai ser esta família ou amigos. Qual o nome de cada um. E no caso de estar a brincar acompanhada, tinha ainda a amargorosa tarefa de escolher quem ia ficar com determinadas bonecas. 
c) Brincar - é preciso dizer alguma coisa?
d) Desmontar o cenário e arrumar - Sabe-se lá porquê esta, era a tarefa que eu menos gostava...
Isto era o normal e dentro de casa... Mas as brincadeiras com Barbies foram muito mais longe... Na casa da minha amiga Nicole, em pleno Verão, as brincadeiras com Barbies eram realizadas no quintal e incluiam Alguidares e taparueres cheios de água. E nós, ficávamos satisfeitas por ver as Bárbies a safarem-se do calor do Verão e a refrescarem-se naquelas piscinas improvisadas. Como uma mãe, satisfeita por ver o seu filho a divertir-se... Coitada da Nicole, que ficou com metade das Barbies com os cabelos todos emaranhados, porque depois de irem à água nunca mais foram os mesmos. Das minhas, houve uma que começou a "pelar", o plástico superior escamou ou com o sol ou com a água e mais tarde caiu-lhe a cabeça.

Para os Pinipons, utilizava o mesmo procedimento, mas era muito mais fácil a arrumação dos mesmos, dada a escala dos bonecos.

Para os Pollypockets era ainda mais fácil, pois estes já vinham com umas mini-casinhas. Mas a JE sempre gostou de complicar. Sempre achei que os meus pollypockets mereciam mais do que aquelas mini-casinhas coloridas e cheias de purpurinas que os faziam acompanhar. Provavelmente o Designer da Pollypocket era o mesmo do IKEA, era gente a mais para casas tão pequenas. Nessa altura, comecei a fazer, sem querer, as minhas primeiras (e útlimas) maquetes. Utilizava cartolina ou papel cavalinho e ficavam uns primores. Todos tinham o seu próprio quarto, havia uma sala com todos os apetrechos que mereciam, cozinha bem equipada, w.c. (onde os azulejos no chão e parede não faltavam) e portas e janelas que abriam e fechavam. Não imaginam a pena que tenho de ter deitado no lixo essas casinhas...
* Eu não vou conseguir dormir, se não acrescentar isto ao texto, embora já o tenha publicado.
É que nesta história dos Polly Pockets, houve aqui uma grande família, que nasceu, a partir de um castelo cor-de-rosa que eu recebi, que continha uns bonequinhos a imitar Polly Pockets e mais ou menos do mesmo tamanho. As personagens eram: O Rei, a Rainha, o Principe, a Princesa e o Piérre.
O Piérre era um boneco cinzento, pois todo ele era armadura. Mas ao contrário do que possam pensar, o Piérre nunca teve o papel de segurança do castelo. O Piérre era uma espécie de mordomo perfeito que todos nós deveríamos ter em casa.
O Piérre tinha um ar rude (embora não tivesse cara), mas tratava os seus patrões com muita delicadeza, empenho e atenção. Era discreto, amável e fazia tudo quanto possam imaginar, desde cozinhar a conduzir ou a defender o castelo de possíveis ameáças. Fazia tudo, menos interferir na vida pessoal dos patrões.
Também havia outra família que era constítuida pelo Pai, pela Mãe e pela Polly. O pai e a mãe eram Polly Pockets mais modernos, que eram um bocadinho maior do que os antigos e vieram numa "Discoteca".
A Polly, veio se a memória não me falha, numa concha que fazia de sua casa.
Um dia, perdi a Polly. Fartei-me de procurar mas a Polly nunca apareceu. A partir desse dia, a história da brincadeira aos Polly Pockets, foi basicamente "à procura de Polly", andavam os pais e os residentes do Castelo muito empenhados à procura da filha do Pai e da Mãe que tinha desaparecido. A Polly nunca apareceu mas digo-vos uma coisa: Quem mais lutou para a encontrar foi o Piérre.

Quanto aos "outros" - era mais dificil. Os "outros" eram: o Beicinhas, a Pompitas, a Boneca Grande e a Manuela.
Era muito mais difícil brincar com estes bonecos, pois não tinham tamanhos nem idades que pudessem interagir uns com os outros. Estes, serviam mais para me acompanharem à rua, para levar um boneco na mão (não sei bem para quê)...

- O Beicinhas é um boneco com ar de mau a fazer beicinho, que faz par com uma boneca sorridente que foi oferecida à minha prima no mesmo Natal em que recebi o Beicinhas. Calculam a minha amargura? Senti-me a ovelha mais ranhosa do rebanho... Porque raio ela tinha uma boneca a sorrir e eu tinha um boneco com ar de zangado? Era uma espécie de minituatura ou personificação? Ou será que era uma mensagem subliminar e eu nunca chequei a entender? Seja como for, toda a gente achou imensa piada ao Beicinhas (menos eu) e assim ficou um boneco para ser aquele personagem mal-humorado ou o mau da fita...
- A Pompitas é uma boneca que se fosse, levada à escala real, seria uma criança anã e gorda. Com o cabelinho curto mas roupas cor-de-rosa para se perceber que é uma menina. Tem um pequeno orificio na boca, que supostamente seria para fazer bolas-de-sabão, pelo menos veio acompanhada de um tubo de espuma para o efeito. Era suposto fazer, mas nunca fez. O objetivo era apertar-lhe a barriga e ela soprar. Mas o sopro não era nem lento nem suave, pelo que, nunca concretizou o seu objetivo.
- A Boneca Grande, foi aquilo a que se chama Paixão! Estão a imaginar a minha cara de parvinha a desembrulhar um embrulho enorme que quase não conseguia pegar? Foi um delírio, e quando vi uma boneca grande adorei! Era muito engraçada, com uma gabardina e galochas amarelas, que praticamente serviam à minha irmã com 1 ou 2 anos. Foi aquele amor que, a fez ficar encostada à parede durante toda a sua existência. Era muito engraçada para tirar fotografias com bebés e pronto. Mais nada. Era enorme e super pesada para brincar. Não dava jeito nenhum.
- A Manuela era uma boneca pretinha. Chamava-se Manuela, porque na altura a única pretinha que eu conhecia e com quem me dava muito bem, também se chamava Manuela. E assim ficou batizada. Era de um tamanho que não dava para interagir com os outros e também não dava jeito para transportar, mas uma vez que era homónima da minha amiga, estava sempre muito bem sentada na prateleira.

Isto merece fotos, que será difícil, mas tentarei arranjar uma imagem dos meus queridos brinquedos.
E pronto, com isto, ficaram a saber metade da minha infância, para a próxima conto o resto. Será: Nenucos e Furbys ehehe!

* O texto que está a preto, foi colocado depois de ter sido publicado. _________________________________________________________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário